Compartilhando leituras: 12 livros em 12 meses
- Bárbara Amorim
- 27 de dez. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2022

2021 parte, mas certamente me deixa com diversos aprendizados, insights e vontade de abraçar o mundo! Posso dizer que foi um ano intenso e tive ao meu lado livros incríveis nessa jornada. Alguns, me marcaram mais, obviamente, outros menos, porém, todos deixaram alguma lição.
Inclusive, pude aprender muito sobre mim revirando as páginas. Por exemplo, ficou mais que claro que eu realmente sou apaixonada por leituras de desenvolvimento pessoal. Por outro lado, livros de ficção e entretenimento em geral, precisam ter uma excelente história pra me prender.
A poesia, como não poderia deixar de ser, continua presente no meu universo, seja através de autores ou detalhes que busco para o meu dia. Agora, sem mais delongas, quero compartilhar com você, Brasil, os 12 livros que li em 12 meses!
Espero muito mesmo que este conteúdo te agregue ou te inspire de alguma forma, e se isso acontecer, não hesite em me contar!
Meu checklist literário:
1-A origem do mundo, de Liv Strömquist

Um livro subversivo que rompe com diversos tabus da sociedade patriarcal. Tudo isso, com muito humor e ilustrações criativas. Além disso, traz fatos históricos e curiosidades super interessantes que geram boas doses de reflexão. Indico fortemente, sobretudo, se você sente que precisa questionar mais certas lógicas tradicionais e arcaicas.
2-Um teto todo seu, de Virginia Woolf

Uma das leituras mais agregadoras do meu ano. A autora explora a necessidade de as mulheres terem o seu espaço para criarem suas obras literárias. Mais do que isso, é um convite a pensarmos no papel de um teto para criar as nossas próprias histórias de vida.
“A liberdade intelectual depende de coisas materiais. A poesia depende da liberdade intelectual.”
3-Estúpida, eu?, de Camila Coutinho

Se você empreende, ou mesmo, se quer aprender sobre marca pessoal, Camila Coutinho, uma das primeiras e maiores blogueiras deste país, tem muito a te ensinar! Os principais pontos abordados se referem à inovação, ousadia e coragem para fazer acontecer.
“Não se terceiriza a realização de sonhos. Amigos e família torcem e incentivam, porém, no fundo, ninguém se importa e vai correr atrás tanto quanto você.”
4-Mulheres, de Charles Bukowski

Já li muitos poemas soltos de Bukowski, alguns, muito bons, com críticas necessárias e certa dose de acidez. Entretanto, sempre fiquei intrigada quanto à linha de raciocínio e os pensamentos do autor. O que me levou a querer ler uma obra inteira sua pra ver o que eu achava. O que posso dizer? Bem, me decepcionou, quase desisti da leitura, mas de fato, é um autor complexo.
5-Me poupe!, de Nathalia Arcuri

Quando o assunto é vida financeira, o nome dela logo desponta – Nathalia Arcuri. A dona do canal mais rico do Brasil, coleciona eventos capazes de inspirar e provocar. Com linguagem simples, direta e humorada, é possível aprender lições valiosas para zelar pelos centavos e reais adquiridos. Acho um ótimo manual pra quem quer sair das dívidas, iniciar investimentos ou ter maior controle financeiro.
6-A única coisa, de Gary Kellen e Jay Papasan

Agora chegamos a um dos meus livros favoritos – A única coisa. Da categoria de desenvolvimento pessoal, ele é uma daquelas obras transformadoras, principalmente, se você se permite aplicar os ensinamentos dos autores. A grande mensagem diz respeito à relevância de sabermos priorizar as coisas, ou melhor, a coisa, o que é extremamente necessário em um mundo onde tudo parece atrair a nossa atenção.
“Até que minha única coisa seja feita, tudo mais é distração.”
7-Quem tem medo do feminismo negro?, de Djamila Ribeiro

No campo das temáticas sociais, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro tem muito a contribuir. Na leitura, é abordada a sua história, narrada através da dor do “silenciamento”, já na infância. Sem dúvidas, é um livro urgente, que precisa ser devorado por toda a população brasileira.
8-Meu corpo virou poesia, de Bruna Vieira

Agora, para dar aquele quentinho no coração, a dica é mergulhar no encantador “Meu corpo virou poesia”, da Bruna Vieira. Esse é o primeiro livro do gênero escrito pela autora mineira, e fala, em geral, de amor, aquele que nutrimos por outras pessoas, mas também que aprendemos a nutrir por nós mesmas. A obra é dividida em quatro partes: cabeça, garganta, pulmão e ventre, todas frutos de um intenso processo de autoconhecimento.
“Suas cicatrizes formam um lindo mapa que te leva para um tesouro que é só seu.”
9-O poder do hábito, de Charles Duhigg

Esse eu ganhei de presente, demorei pra ler, mas quando li, agradeci! O foco está na criação e manutenção de hábitos, e como eles são cruciais para a nossa qualidade de vida, ou, falta dela. Primeiro, é tratada a questão dos hábitos e rotinas das pessoas, depois, os hábitos das empresas, para ao fim, abordar os hábitos sociais. É uma ótima leitura pra quem quer se aprofundar na temática e até mesmo rever suas ações diárias.
10-O método bullet journal, de Ryder Carrol

Só de lembrar dessa leitura, já dá vontade de reler, isso porque, eu que sou apaixonada por desenvolvimento pessoal, pude me deleitar com tantos insigths despertados. Como adepta do método, então, fui capaz de aprender ainda mais sobre como utilizá-lo de forma proveitosa e alinhada à minha rotina.
11-Essencialismo, de Greg McKeown

Essencial até no nome, esse é o tipo de leitura que nos mostra o verdadeiro valor das coisas. Ao invés de buscarmos sempre por mais e mais, o autor nos propõe a eliminar as distrações, aquelas que não nos direcionam aos nossos objetivos.
“O essencialista não faz mais coisas em menos tempo. Ele faz apenas as coisas certas.”
12-O poder da autorresponsabilidade, de Paulo Vieira

Para concluir meu 2021, trago O poder da autorresponsabilidade, do brasileiro Paulo Vieira. Ele compartilha o quão importante é assumirmos as nossas ações e o papel de protagonista da nossa trajetória. Além disso, traz diversos exercícios e lições consideradas fundamentais para uma mudança de postura.
“Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim, é o único que pode muda-la.”
E essas foram as leituras que acompanharam o meu ano! Que tal me contar quais foram as suas? Vai, compartilha comigo aquele livro que eu preciso ler! <3
Abraços afetuosos!

Faz tempo que não consigo terminar uma leitura completa. Tenho abandonado muitos livros, não só por falta de interesse no texto mas por falta de tempo também. Fiquei interessado no A Única Coisa. Adicionei a minha lista!
Uma dúvida! Você fez uma lista de 1 livro por mês, ou foi coincidência?