top of page

Aprendizados do livro "O poder do hábito"

  • Foto do escritor: Bárbara Amorim
    Bárbara Amorim
  • 24 de mar. de 2022
  • 4 min de leitura

Aprendizados do livro "O poder do hábito"

Grandes leituras sempre nos trazem grandes reflexões. Podemos refletir determinado ponto, repensar algo e até mesmo nos reconhecermos nas palavras de um estranho. Mais precisamente, hoje, eu quero compartilhar com você os maiores aprendizados do livro “O poder do hábito”, do Charles Duhigg.


A proposta da obra é entendermos “por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”. Na leitura, podemos nos aprofundar sobre como os hábitos funcionam, como podem ser transformados e como impactam a nossa vida.


Para adentrar leitores neste universo, o olhar da neurociência se faz presente, de modo, inclusive, a nos trazer lições práticas. Com isso, podemos sair do campo somente teórico, aplicarmos os aprendizados e colhermos os resultados.


É um ótimo livro pra quem gosta de estudar, analisar experiências e fazer marcações. Isso porque, se trata de algo mais denso, rico em conhecimento. Se você já leu, me conta o que achou, caso não, espero que este conteúdo seja proveitoso!


Confira esta lista com grandes aprendizados do livro “O poder do hábito”

Aprendizados do livro “O poder do hábito”

Antes de eu compartilhar com você questões valiosas extraídas da obra de Charles Duhigg, quero que você pense sobre a sua rotina. Ela te satisfaz ou te impulsiona a querer fugir dela, talvez, por ser monótona?


Como você se sente ao acordar e iniciar o dia? E ao decorrer dele, se sente bem ou não vê a hora dele terminar? Pois bem, esses são pontos super importantes a serem pensados aqui, afinal, uma boa rotina é composta de bons hábitos.


Portanto, não adianta querer dias incríveis sem o devido alinhamento entre as suas expectativas, isto é, os seus desejos e prioridades com os seus hábitos. Tudo se conecta e gera impactos no seu cotidiano.


Dito isto, veja então os grandes aprendizados do livro “O poder do hábito”!


Hábitos ajudam a nossa mente a desacelerar

Um hábito nada mais é do que uma ação repetida, algo que praticamos com frequência, e por isso, se torna costumeiro. Ou seja, quanto mais fazemos, menos temos que pensar sobre isso, apenas fazemos, sem nos questionar.


“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.”

Pense o seguinte: você acabou de levantar da cama, lavou o rosto, mas depois, ficou sem saber o que fazer. Isso ocorre pela falta de hábitos, obrigando a sua mente a trabalhar para entender o que fazer.


Uma excelente forma de lidar com situações desse tipo é estabelecer uma rotina matinal. Assim, você já acorda com a clareza do que precisa ser feito e começa seu dia menos perdida e com mais intencionalidade.


O ciclo do hábito é composto por "deixa", "rotina" e "recompensa"

O loop do hábito

Você já entendeu a importância de estabelecer bons hábitos, certo? Mas como criá-los, de fato e segui-los? Para esta pergunta, o autor nos explica que existe um ciclo, composto por “deixa”, “rotina” e “recompensa”. Ele nomeia esse processo como o “loop do hábito”.


A ideia é simples, mas poderosa: primeiro, criamos uma “deixa”, que seria um gatilho a disparar toda vez que você se depara com algo. Na ilustração acima, esse gatilho seria um tênis. Então, okay, você acordou e viu o seu tênis, que pode estar ao lado da sua cama ou em qualquer outro local específico.


Nesse sentido, você estabelece uma rotina, que pode ser física, mental ou emocional. Com isso, você entende que o tênis está ali por um objetivo, neste caso, fazer com que você pratique exercícios.


Por fim, é fundamental contarmos com uma recompensa, como, um chocolate. Isso ajuda o seu cérebro a entender que vale a pena repetir o loop.


É possível estabelecer hábitos a partir de outros hábitos

“Bárbara, estou achando tudo isso muito interessante, mas gostaria de saber como estabelecer hábitos a partir de outros hábitos.” Pois, então, Brasil, você está no lugar certo, afinal, um dos aprendizados do livro “O poder do hábito”, é justamente nos mostrar como isso é possível.


Para isso, Charles cita os chamados “hábitos angulares”, se referindo aos hábitos mais importantes, capazes de gerar grandes transformações no âmbito pessoal e profissional.


No exemplo do loop, representado na ilustração, isso poderia se manifestar do seguinte modo: a pessoa começa a criar consistência com os exercícios, aprecia seus resultados, e então, a partir disso, começa a mudar também sua alimentação, sua percepção sobre si mesma e seu corpo, etc. É como um músculo que se estimula conforme as ações praticadas.


Hábitos podem mudar e isso traz liberdade

Mulher com celular e aprendizados do livro o poder do hábito

Outro dos aprendizados do livro “O poder do hábito” se refere às mudanças. Talvez, hoje, você pense que é difícil demais mudar alguma ação quase que enraizada em seu cotidiano. Eu te entendo, mas a verdade é que existem meios inteligentes para alcançarmos os nossos objetivos.


“Quando você entende que os hábitos podem ser reconstruídos, o poder do hábito se torna mais fácil de controlar, e a única opção que resta é pôr as mãos à obra.”

O primeiro passo é identificar a necessidade que sustenta o hábito. Suponhamos aqui que você queira reduzir a ingestão de doces. Então, é preciso ter bem claro qual a recompensa obtida após comer doce. Feito isso, o segredo será descobrir como manter a recompensa alterando apenas o comportamento, isto é, modificando a sua rotina.


Boas rotinas são essenciais

Certas pessoas acreditam que para ter sucesso é preciso ter dinheiro, ou beleza, ou criatividade. Porém, a fórmula nada mágica está em construir uma boa rotina. Ela é essencial e nos ajuda a ter mais leveza, lidar com situações adversas e atingir os nossos objetivos.


No caso de um estilista, o autor aponta a relevância de estabelecer um sistema que dê conta de conseguir “casimira italiana antes que o estoque dos atacadistas se esgote, um processo para achar os melhores costureiros de zíperes e botões, uma rotina para enviar um vestido para uma loja em dez dias e não em três semanas.”


Em outras palavras, cada gesto deve ser pensado para obter sucesso na operação, o que se faz através de uma rotina eficiente.


Para mais conteúdos úteis no seu desenvolvimento pessoal, siga @barbaradopapel no Instagram!




Comments


© 2025 por Bárbara Amorim

bottom of page