6 coisas que aprendi sobre tirar projetos do papel
- Bárbara Amorim
- 25 de abr. de 2022
- 4 min de leitura

Tirar projetos do papel, além de desafiador, é uma das coisas mais incríveis que podemos fazer por nós mesmas. Primeiro, por se tratar de um voto de confiança nas nossas ideias, depois, por nos mostrarmos que somos capazes de executar o que planejamos.
Porém, as maravilhas não param por aí! Isso porque, na maior parte das vezes, esse processo não beneficia apenas o criador, mas também outras pessoas. No caso da Bárbara do papel, a beneficiada não é apenas a Bárbara Amorim. Você, por exemplo, que lê este conteúdo, se beneficia dos seus aprendizados.
Por isso, tirar projetos do papel é mesmo uma grande revolução, e a minha experiência me mostrou que isso não precisa ser um monstro. Pelo contrário, isso pode ser uma adorável aventura, capaz de gerar frutos imensuráveis.
Hoje mesmo, a Bárbara do papel completa 6 meses de existência, e é, sem dúvidas, o meu projeto de mais orgulho! Você também pode ter o seu, e é pra isso que estou aqui! Boa leitura!
Confira essa lista com 6 coisas que aprendi sobre tirar projetos do papel!

Desde criança, sempre gostei de criar coisas. Criei croquis de moda, roteiros para peças teatrais, poemas, crônicas, mapas mentais, blogs, eventos, e por aí vai! No fim, tudo vira história, e talvez, essa seja uma das maiores belezas de tirar projetos do papel.
Acho isso realmente potente, e me empolgo com a ideia de poder ajudar outras pessoas a trilharem seus caminhos — através da produtividade, criatividade e empreendedorismo.
Agora, quero compartilhar alguns aprendizados com você, pode ser?
1. O planejamento é a base da nossa execução
Vocês acharam que eu não ia falar de planejamento hoje? Sorry! Sigo firme e forte nessa missão! Afinal, sim, o planejamento é a base da nossa execução! Isso significa que, sem ele, você até pode fazer acontecer, mas convenhamos que sem base, fica bem mais difícil.
Outro ponto é que os resultados costumam ser bem mais expressivos quando agimos a partir de uma estrutura, ou, um script prévio. Seu trabalho é feito com máxima qualidade e você não precisa depender de ideias a todo instante, basta executar.
2. Precisamos ser as primeiras a acreditar em nós mesmas

Okay, talvez você tenha mesmo a ideia mais perfeita do universo, mas se você não for a primeira pessoa a acreditar nela, é provável que ela permaneça para todo o sempre, engavetada.
É simples: você pode até receber o maior apoio do mundo, porém, a mão na massa é com você, então trate de elevar as energias e confiar nas suas criações! Feito isso, aí sim, eu tenho certeza que você vai fazer todos ao seu redor acreditarem, pois com confiança você transmite as ideias com muito mais propriedade.
3. Sem ação, nada acontece
Para tirar projetos do papel, é fundamental ter uma postura ativa, visando atingir objetivos! Nada de ficar esperando as condições ideais ou procrastinando as suas ações. Seu foco deve ser se enxergar como protagonista e ir a campo!
Uma boa dica é imaginar como seria a sua vida se você conseguisse tudo o que deseja. Como você se sentiria? Estaria realizada? Através desse exercício de imaginação, você adquire ainda mais motivação!
Mas olha, Brasil, nada de ficar refém de motivação, hein! É pra agir com disciplina, pois isso sim vai te dar resultados.
4. Não devemos buscar perfeição

Eu sei que, sobretudo aqui, na internet, tudo pode parecer um tanto quanto perfeito. Talvez essa visão seja despertada logo pela manhã no seu dia, ao acordar, abrir o Instagram e visualizar mulheres lindas e poderosas. Com isso, é natural que a sua mente busque ao menos um pouco disso para si. Porém, ao não encontrar e não atingir determinados objetivos, você se frustra.
Mas pode acreditar, nem tudo é o que parece. Às vezes, a sua mente apenas amplia as coisas, num zoom gigante e perverso. Por isso, a regra é clara: foque em você. Visualize os seus sonhos, a sua jornada e tudo o que pode nascer a partir da execução dos seus projetos. É disso que você realmente precisa.
5. A jornada é uma grande aventura
Algo valoroso que aprendi é que a jornada é uma grande aventura. Nos descobrimos no processo, aprendemos, erramos e nos recriamos. Também percebemos que somos capazes de coisas inacreditáveis!
Aliás, se você, assim como eu, empreende, deve saber que o que não faltam são desafios na vida da empreendedora. Tem horas que parece que vai dar tudo certo, tem horas que parece que vai dar tudo errado. O importante é não desistir, acreditar que tudo é fase e aproveitar ao máximo cada momento.
6. Resiliência é fundamental

Certamente, já te falaram que é preciso ter resiliência, porém, talvez você não tenha levado isso tão a sério, vai. Por isso, cá estou eu, para mais uma tentativa! Sim, resiliência é fundamental, e ao tirar projetos do papel, ela é altamente necessária.
Você pode planejar os mínimos detalhes, Brasil, mas ainda assim, vai ter algo que não vai sair como o previsto. Nessas horas, você tem a opção de abandonar o barco ou continuar remando. A escolha é totalmente sua.
Mas por experiência própria, eu continuaria remando! Ops, remei, e com imensa alegria, comemoro 6 meses de Bárbara do papel! Esse é apenas o começo!
Espero que com esses aprendizados você se sinta encorajada a tirar seus projetos do papel! Se isso acontecer, me conta!

Comentários