top of page

O que podemos aprender sobre disciplina com o filme Arremessando alto

  • Foto do escritor: Bárbara Amorim
    Bárbara Amorim
  • 29 de jun. de 2022
  • 4 min de leitura

O que podemos aprender sobre disciplina com o filme Arremessando alto
Fonte: Cosmo Nerd

Se você gosta de histórias inspiradoras, que te impulsionem a ir atrás dos seus sonhos, precisa assistir o filme Arremessando alto! Estrelado por Adam Sandler, famoso rosto das comédias hollywoodianas, agora, ele interpreta Stanley Beren, um homem sério e determinado.


No papel ele é um olheiro de basquete, em busca dos maiores talentos. Porém, apesar de ir atrás de grandes atletas, ele não está na melhor fase da sua carreira. Além disso, há nove anos não comparece a um aniversário da sua filha. Tudo por conta de suas muitas viagens.


Assim, seus dilemas profissionais acabam por afetar suas relações pessoais. Seria então hora de desistir de trabalhar com o que tanto ama? Definitivamente, não, apesar das mais delicadas situações. É aí que entra o poder da disciplina, e se você assistiu essa trama nas telas, entende bem o que eu falo.


Agora, se você não assistiu, tudo bem, fica tranquila, pois, eu estou aqui para compartilhar com você os maiores aprendizados do filme Arremessando alto. Portanto, papel e caneta na mão para não perder nada! Boa leitura!


Motivação X disciplina

Talvez, a sua comida favorita não seja a mais saudável. Deste modo, tudo bem comer ela de vez em quando, mas convenhamos que ela não pode ser seu padrão alimentar se não te nutre adequadamente, certo? É exatamente essa a lógica da disciplina, abordada no filme Arremessando alto.


Em outras palavras, não podemos nos guiar apenas pelo prazer ou por aquilo que é fácil, sobretudo, se temos sonhos que nos desafiam. Não é a zona de conforto que nos leva do ponto A ao ponto B, mas o tamanho do nosso comprometimento.


Porém, a maioria das pessoas peca nesse aspecto, indo atrás apenas de prazer ou sendo inconstante com seus hábitos e projetos. No fim, elas estão escolhendo entre o seu sucesso e o seu fracasso. O que você escolhe hoje?


Na história, a missão de Stanley é incentivar o atleta Bo Cruz (Juancho Hernangomez), encontrado em uma de suas viagens, a persistir para ser um grande nome do basquete. Talento ele tem, mas isso não basta para se destacar. Dias ruins, cansaço e provocações de outros jogadores testam a todo momento a resistência de Bo Cruz. Sem disciplina, é fácil abaixar a cabeça e seguir por outros caminhos.


Nesse sentido, a trama é um convite a superar as nossas barreiras, aguentar a dor e confiar no processo.


Principais aprendizados do filme Arremessando alto

Filme arremessando alto
Fonte: Poltrona Nerd

Uma das coisas mais legais de assistir filmes é poder se inspirar com os personagens e ainda tirar bons aprendizados. Em duas horas de tela, imergimos na vida de um olheiro atento, que reivindicou diversos momentos com a família para estar presente em corpo e alma no seu ofício.


Para algumas pessoas, essa atitude seria inviável, mas quando se tem um propósito, é fundamental ter também disciplina. Esse é, sem dúvidas, um dos maiores aprendizados da história em questão. Para conhecer outros, confira a lista abaixo!


A obsessão sempre supera o talento

O quão obcecada você é por aquilo que faz? Como lida com as situações difíceis? Desistir é uma opção? Pois bem, é provável que a sua vida não seja um mar de rosas, talvez, seu trabalho esteja agora mesmo em uma fase delicada, mesmo que talento não lhe falte.


Então vem a pergunta: o que falta? A resposta pode estar na falta de obsessão, e se essa palavra lhe soa ruim, experimente substituí-la por foco máximo, ou, disciplina. Afinal, do que adianta ser ótima no que faz se na primeira tempestade você corre?


Às vezes, será preciso fazer escolhas difíceis

Filme Arremessando alto na Netflix
Fonte: Guia Netflix

O desejo por equilíbrio é bem comum, mas a verdade é que ele não existe. Nem sempre vai dar para conciliar todas as áreas da vida, finalizar todos os projetos perfeitamente e ainda sair todos os fins de semana. É preciso fazer escolhas, elegendo prioridades. Isso não significa que a sua vida deverá ser um caos, mas que certas coisas ocorrerão primeiro e alguns pontos necessitarão de mais energia.


No filme Arremessando alto, Stanley tem que escolher entre passar os aniversários com a filha ou caçar talentos pelo mundo. Neste caso, ele opta por seu trabalho, o que não quer dizer que ele não ame a sua filha, mas sim que naquele momento, lhe parece mais correto ir atrás do seu sonho.


Disciplina é sobre cair, mas saber levantar

Bo cruz filme arremessando alto
Fonte: Omelete

Outro grande aprendizado é: sim, vão existir muitas derrotas na nossa jornada, mas o que realmente diferencia um vencedor de um perdedor é saber ou não levantar. Para ser um excelente jogador de basquete, por exemplo, Bo Cruz tem que manter a disciplina e treinar mesmo em dias de chuva. Se não bateu a meta, não pode parar, mas sim continuar até atingir o número estipulado.


Como já vimos, não é a zona de conforto que nos leva além, mas o tamanho do nosso comprometimento. Achar que não somos capazes é fácil, difícil é fazer de tudo para provar que somos capazes.


Faça o que você ama e tudo valerá a pena

Cena filme arremessando alto
Fonte: Cosmo Nerd

Por fim, um valioso aprendizado que não pode ser ignorado por ninguém com grandes sonhos é: faça o que você ama e tudo valerá a pena. Talvez, o caminho seja repleto de pedras, mas ao passar por elas, seu objetivo será atingido. Não é isso o que importa?


Sendo assim, há uma cena em que Stanley pergunta à Bo Cruz: “Você ama esse esporte? Ama com todas as suas forças? Porque, se não amar, nem vamos perder tempo.” Este, com certeza deve ser um peso a ser considerado nas nossas mais diversas decisões.


Agora me conta: você já assistiu o filme Arremessando alto? O que achou?




Comments


© 2025 por Bárbara Amorim

bottom of page