top of page

Como fazer um planejamento anual?

  • Foto do escritor: Bárbara Amorim
    Bárbara Amorim
  • 15 de nov. de 2021
  • 4 min de leitura

Como fazer um planejamento anual?

Para realizar grandes coisas, é preciso traçar caminhos. Por isso, é fundamental saber fazer um planejamento anual, que te permita viabilizar o que antes só ficaria no plano das ideias. Externalizar é a palavra-chave, e é importante encontrar o melhor meio para isso, afinal, você quer chegar no fim do ano ao lado dos seus objetivos, certo?


Do contrário, será apenas mais um ano de frustração, com a velha sensação de incapacidade. Mas a minha pergunta aqui é: o que você faz para que as coisas sejam diferentes e um novo ciclo, seja, de fato, um novo ciclo, e não só mais uma folha a virar no calendário?


Para e pensa: as suas atitudes estão alinhadas com a vida que você tanto almeja ter? Ou está tudo tão desordenado, que no fim, nem você sabe realmente o que quer? Querida leitora, bora levantar a poeira das gavetas e desencaixotar os sonhos mais ambiciosos.


Bora criar novos voos e viver tudo o que merecemos! O primeiro passo eu te dou neste conteúdo, que vai te ajudar a fazer um planejamento anual eficiente! Continue e leitura e confira!


Veja como fazer um planejamento anual inteligente

Planejamento anual

Para muitas pessoas, essa pode ser uma grande missão, um verdadeiro desafio que começa por entender as suas reais motivações. Para outras pessoas, essa é uma deliciosa aventura, rumo aos seus maiores objetivos. Eu me incluo neste último grupo, e quero que você também faça parte dele. Topa?


Calma que aqui teremos um mapa, portanto, basta seguir as coordenadas. Logo, você verá que fazer um planejamento anual não é um bicho de sete cabeças, mas uma poderosa ferramenta que te guiará às suas maiores conquistas. Atenção a essas dicas!


Comece analisando o ano que se encerra

Antes de estruturar o seu ano incrível, tire um tempo para analisar o ano que se encerra, o que pode ser feito não apenas em um único momento. Essa pode ser uma etapa que perdura, por exemplo, por todo mês de novembro, ou, de outubro até o fim de novembro. Não existe uma regra perfeita que deve ser seguida, okay? Mas se possível, tente deixar o último mês do ano apenas para focar no seu planejamento.


Indico isso, pois assim, você consegue deixar a sua mente mais livre, sem distrações. Lembre-se que é hora de descarregar, de entender e abraçar um fim de ciclo. Portanto, reflita quais foram as suas realizações até então, quais os objetivos alcançados e os que permanecem no coração.


Se questione qual foi a sua escolha mais certeira, aquela que te levou para um outro nível, seja qual for a área de vida. Analise também as atitudes e decisões que não foram tão positivas e quais aspectos da sua rotina valem a pena deixar pra trás.


Tenha objetivos e metas claras

Revisão feita, o momento será de definir objetivos e metas claras. Repito, hein: claras! Nada de criar enigmas pra ficar decifrando ao longo do ano! Pra tornar esse processo mais assertivo, sugiro que leia o post anterior, sobre como elaborar metas tangíveis. Lá, falo sobre um método que com certeza vai te ajudar.


Pois bem, reparou que eu disse pra você ter objetivos e metas? Isso porque, eles se tratam de coisas diferentes. Um objetivo pode ser entendido como o destino final, enquanto uma meta é um pequeno caminho que você fará pra chegar no seu destino. Ficou claro?


Ou seja, o grau de dificuldade pra concretizar um objetivo é maior, por isso, não ouse fazer uma lista enorme de objetivos. O foco deve ser na qualidade, na realização de tópicos valorosos pra você, e como sabemos, quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, acaba não fazendo nada, né?


Sendo assim, eleja até três grandes objetivos, que serão divididos em metas claras e com prazos!


Mantenha seu planejamento sempre à vista

Hello, Brasil, você não achou mesmo que eu ia te ensinar como fazer um planejamento anual pra você tacá-lo no fundo do seu armário, certo? Okay, okay, economize a minha paciência e a sua energia! Como? Mantendo o seu planejamento sempre à vista!


Só assim será possível gerir adequadamente as suas entregas, além, claro, de ser útil no que se refere à motivação. Isso porque, você não vai precisar se lembrar, lá no meio do ano, “ah, poxa, acho que não dá mais tempo de conquistar meus objetivos”, simplesmente porque você jamais se esquecerá deles!


Eles precisam ser acompanhados constantemente, através de planilha, página da agenda, planner, bullet journal, checklist no Trello... não importa, desde que você se coloque no papel de líder dos seus objetivos.


Saiba fazer as adaptações necessárias

Outro ponto altamente relevante é: saiba fazer as adaptações necessárias! Planejamento sempre será sobre liberdade, sobre traçar rotas que te permitam viver dentro dos seus termos, por mais rígida que seja a sua rotina de atividades.


Portanto, se algo não está saindo como você desejava, ou mesmo, se determinado objetivo já não faz mais sentido, se permita mudar. Tá tudo bem, e você ainda aprende na jornada.


Aproveite o processo

Aproveite o processo do planejamento anual

Por último, mas não menos importante: aproveite o processo. Você tem 365 dias a compor um ano. Não use esse período como se você não fosse merecedora. Honre a si mesma e aja pra criar a sua vida dos sonhos.


Caminhe, caminhe, mas descanse. Cuide do seu corpo, da sua mente, do seu lar, e zele por boas companhias. A sua história se faz no presente, e boas ações devem ser cultivadas.


Se preferir, conte comigo através da minha consultoria de planejamento pessoal! Posso te guiar na elaboração de um planejamento anual que se alinhe com as suas expectativas.


Nos vemos no próximo conteúdo!


Abraços afetuosos!






Comentários


© 2025 por Bárbara Amorim

bottom of page