top of page

O que você precisa para fazer de 2022 o seu ano

  • Foto do escritor: Bárbara Amorim
    Bárbara Amorim
  • 3 de jan. de 2022
  • 4 min de leitura

O que você precisa para fazer de 2022 o seu ano

Se você deseja fazer de 2022 o seu ano, pode sorrir sem moderação, pois isso é totalmente possível! Isso porque existem ações essenciais que nos auxiliam nos nossos mais diversos processos. Aliás, guarde essa palavra — processo, pois ela abarca exatamente tudo.


Desde já, peço para que você esqueça a ideia de perfeição, okay, Brasil? Pois é, um ano incrível não significa a ausência de quedas. Quanto a isso, lembre-se que toda trajetória passa por tentativas e mais tentativas até se alcançar determinado ponto. Portanto, não busque um 2022 linear, pois ao fazer isso é provável que você se depare com um baú de frustrações.


Para se aprofundar ainda mais nesse assunto, continue a leitura!


O guia para fazer de 2022 o seu ano

O guia para fazer de 2022 o seu ano

2021, além de um ano intenso, foi também um ano de muitas conquistas pra mim, o que me gerou aprendizados valiosos. Apreciadora de bons compartilhamentos que sou, não poderia deixar de compartilhar com você esse guia. Meu objetivo? Te ajudar a ter um ano de realizações, focado e leve. Atenção máxima a partir de agora, combinado?


  • Reflita em qual área você mais deseja focar

O primeiro conselho que eu tenho pra você diz respeito à área de vida que você mais deseja focar. Esse é um aspecto importante a ser pensado, já que não é possível equilibrar todas as áreas, por mais adorável que isso possa parecer. Sendo assim, veja o que mais faz sentido pra você neste momento e direcione a maior parte da sua energia nesta escolha.


  • Defina o seu maior objetivo para o ano

Com a sua área foco definida, será hora de definir o seu maior objetivo para o ano. Aqui, trate de pensar num objetivo macro, desafiador e relevante, que vai te impulsionar a trabalhar por ele até sua conquista. Feito isso, trace um plano de ação estratégico, visando dia após obter pequenas fatias do seu objetivo.


  • Tenha claro qual o seu ideal de sucesso

O que é sucesso pra você?

Algo que eu acho fundamental de lembrar sempre é que cada um deve ter em mente um ideal de sucesso particular, afinal, cada ser é singular, portanto, não faz sentido ir atrás do que agrada os outros se isso não te agrada, certo?


Dito isto, busque entender como o conceito de sucesso se aplica na sua vida. Um bom caminho é se questionar quais são as suas maiores motivações e referências.


  • Desenvolva o seu autoconhecimento

O pilar número 1 da Bárbara do papel é o autoconhecimento, e isso não é aleatório. Isso porque, eu acredito que as melhores decisões são tomadas quando temos ampla consciência de quem somos, o que nos move e o que rejeitamos.


Em outras palavras, é justamente esse o ingrediente que vai te aproximar dos seus maiores sonhos, além de te ajudar a ter consistência nas suas demandas mais rotineiras. O autoconhecimento deve ser a raiz das nossas ações. Capte-o como algo extremamente valioso, que merece ser exercitado.


  • Saiba dizer não

Pare por um minuto e se responda com sinceridade: você sabe dizer não? Pois é, essa é uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, inclusive, para mim. Mas venho evoluindo muito nesse ponto, então confia que você é capaz!


O primeiro passo nessa missão, eu diria que é entender que você tem valor, assim como o seu tempo. Falo isso porque quando dizemos sim a alguém, mesmo querendo dizer não, passamos por cima da nossa vontade, além de doar o nosso tempo para outra pessoa. Analisar a situação por esse ângulo é fundamental, pois nos faz valorizar mais os nossos sentimentos, priorizando o que é essencial para nós.


  • Se cerque de boas energias

Se cerque de boas energias

Okay, Brasil, para fazer de 2022 o seu ano, reflita também quais são as energias pelas quais você se cerca. Essa é a hora de avaliar o astral das suas companhias e como você se sente ao lado delas. Grave isso — pessoas são para somar, não subtrair, ou seja, cultive apenas aquelas que te fazem se sentir bem, sem a necessidade de ter que se moldar para atender a expectativas.


  • Crie uma rotina de autocuidado

Ter plena clareza de que não somos máquinas tem se tornado um desafio na era atual e digital. O aglomerado de informações constantes acaba por nos desconectar de quem somos. O resultado disso costuma vir na forma de cansaço e muitas vezes até de esgotamento.


Para driblar esse cenário, a dica é criar uma rotina de autocuidado, visando silenciar ao máximo as vozes alheias e focar somente em você. Mesmo que o seu dia seja super corrido, tente tirar ao menos 10 minutos pra cuidar de si no início ou fim do dia. Você logo verá a diferença que isso fará a sua rotina!


  • Pratique a gratidão

Pratique a gratidão

Para que o seu ano seja, de fato, incrível, não esqueça de praticar a gratidão. Pesquisas já comprovam os benefícios disso, e eu mesma já testei. Pratico ela diariamente, como um ritual. Não durmo sem antes anotar algum aspecto que merece ser agradecido no meu dia. Testa e depois me conta o que achou!


  • Não espere as "condições ideais"

Quando temos algum objetivo mais desafiador, é comum esperarmos as “condições ideais” para agirmos quanto a ele. Se queremos gravar vídeos para o Youtube, esperamos ter os melhores equipamentos, se queremos publicar um livro, esperamos o despertar da ideia mais mirabolante.


Com isso, projetos permanecem engavetados. Mude isso agindo apesar dos pesares, fazendo o que precisa ser feito no presente, pois é nele que se vive.


  • Aproveite a jornada

Aproveite a jornada

Por fim, obviamente, meu convite para fazer de 2022 o seu ano é — aproveite a jornada. Curta os momentos, se doe aos seus processos ao invés de só ansiar pelos resultados. Isso só serve para gerar ansiedade, não acelera nada. O segredo então é trabalhar dentro das possibilidades e abraçar as suas conquistas, por menores que elas sejam.


Salve este guia e tenha um ano não menos que incrível! A Bárbara do papel confia em você!


Abraços afetuosos!




Comments


© 2025 por Bárbara Amorim

bottom of page