Como trabalhar o autoconhecimento?
- Bárbara Amorim
- 29 de out. de 2021
- 4 min de leitura

Como é a sua relação com o autoconhecimento? Em outras palavras, como é a sua relação consigo mesma? Será que você é capaz de olhar pra dentro de si e analisar as suas emoções ou tudo parece muito confuso? Quanto tempo você leva pra responder perguntas simples sobre você?
Desde já, é importante deixar claro que não é necessário saber exatamente todas as respostas. Entretanto, ao ter clareza sobre a sua história, os seus passos se tornam muito mais assertivos e alinhados com o que se pretende alcançar.
Além disso, é possível desfrutar de uma vida mais leve, reduzindo o tempo nas suas tomadas de decisões e se estressando menos com problemas que estão fora da sua zona de controle.
Outro ponto a ser citado é que ao ter um maior entendimento sobre quem você é, menores são as chances de se inserir em contextos que vão contra os seus valores. Ou seja, você se distancia de situações que provavelmente te desgastariam. Por isso, o autoconhecimento é imprescindível e vale ser trabalhado. Continue a leitura e veja como realizar esse processo!
Aprenda como trabalhar o autoconhecimento ainda hoje!

Muitas pessoas dizem: “você precisa de autoconhecimento”, mas a maior parte delas não deixa claro como isso é possível. O fato é que cada pessoa é única, e apesar de óbvio, é comum a busca por fórmulas genéricas visando solucionar os problemas mais específicos.
Como resultado disso, muitas vezes, nos deparamos com a frustração de quem tenta procurar uma peça, mas por algum motivo, não encontra. Mas o que eu posso dizer é: se você quer, realmente, expandir a sua autoconsciência, trate de ter paciência, pois esse é um caminho, não um fim.
Isto é, não tente dar um passo achando que logo irá se deparar com a solução almejada. Ao invés disso, dê um passo, depois outro, e outro... até que a sua visão fique mais clara, seja para tópicos simples, como, “qual o meu prato favorito?”, ou para os dilemas mais complexos, como, “quem eu sou?”.
Aliás, seguem algumas dicas de como exercitar o seu autoconhecimento:
Faça perguntas a si mesma: já parou pra pensar que as perguntas são mais importantes do que as respostas? Afinal, sem elas, não haveria o que responder. Portanto, a dica número 1 é justamente se indagar! Pegue papel, caneta e faça uma lista. Uma não, várias, de tudo o que vier à sua mente. Uma opção é começar pela existencial “quem eu sou?”, pois dela podem surgir bons insights, ou talvez, um grande vazio. Neste caso, não se desespere, o vazio nos ajuda a entender que falta algo a ser preenchido, portanto, use isso como uma bússola, e vá atrás das suas respostas, sem pressa, no seu tempo.
Ative a autopercepção: outra maneira de trabalhar o autoconhecimento é através da autopercepção, que nada mais é do que se observar constantemente e tentar tirar algo disso. Suponha, por exemplo, que você esteja numa conversa entre amigos, e de repente, um deles diz algo que te incomoda. Se questione então, o que exatamente te incomodou? Por quê? Será que o incômodo tem, de fato, a ver com a fala ou com o modo da pessoa ao se expressar? Faça isso aos poucos, analisando as cenas em que você se insere até que vire um hábito.
Faça leituras atentas: ler atentamente também é uma excelente forma de investigar a si mesma, já que a leitura nos permite conhecer coisas novas, aprender e nos proporcionar algo, seja do campo prático ou das sensações. Porém, pra que esse processo ocorra adequadamente, é fundamental estar presente, imersa em cada página. Se preferir, vale até fazer anotações em torno do que mais chamou a sua atenção, suas frases favoritas, ideias despertadas e a sua avaliação final da leitura.
Invista em terapia: investir em terapia é certamente um dos caminhos mais certeiros quando se quer explorar o autoconhecimento. Isso porque, um profissional da área de psicologia tem a experiência necessária pra te ajudar nas suas mais profundas questões. Sendo assim, essa é uma alternativa bastante útil pra quem tem muitas interrogações ou deseja ter maior clareza sobre si.
Principais dificuldades enfrentadas por quem não se conhece:
Quando você não se conhece, mais propício está a enfrentar dificuldades ao longo da sua trajetória, seja na vida pessoal ou profissional. A lógica é simples: você dispõe de escassos mecanismos pra lidar com os desafios impostos.
Na prática, ao se ver diante de determinados momentos, não sabe como agir, pois não compreende seus pontos fortes, seus pontos de melhoria e o que te faz singular. Se imagine, portanto, em uma dinâmica em grupo. Agora, responda: como você se vê? Tal situação parece incômoda ou tranquila pra você?
No caso de parecer incômoda, será que não é por falta de entendimento quanto à sua história e quanto ao seu futuro? Afinal, alguém pode tocar em assuntos que você não consegue explorar, por mais que sejam unicamente relacionados a você.
Nesse sentido, pode restar uma sensação de angústia, mas saiba que é totalmente possível evoluir e abrir as suas janelas mais internas.
Um processo eterno

Obviamente, este texto não poderia vir sem o lembrete de que autoconhecimento é um processo eterno! Quem você foi no passado, não necessariamente combina com a sua versão atual, e talvez não faça o menor sentido com a sua versão de amanhã.
Qual a lição disso tudo? Que somos passíveis à mudança, que nos transformamos feito borboletas e podemos sempre descobrir coisas novas sobre quem somos. Incrível, não? Eu acho e muito!
Fique atenta, pois este é apenas o primeiro de muitos conteúdos pra te inspirar a se conectar com a sua essência e despertar suas melhores atitudes. Aproveite pra seguir a Bárbara do papel no Instagram, no Linkedin e no Pinterest!
Abraços afetuosos!

コメント