“Como criar o seu negócio do zero" — um livro que vai te inspirar
- Bárbara Amorim
- 16 de mai. de 2022
- 4 min de leitura

Se você empreende ou pensa nisso, provavelmente, deve ter suas referências. Uma das minhas é a Moving Girls — maior plataforma de empreendedorismo feminino do Brasil. Fundada por Camila Vidal, que recentemente lançou o livro “Como criar o seu negócio do zero — o jeito Moving Girls de empreender”.
Ao longo da leitura, somos inspiradas por palavras necessárias de uma grande empresária, mas também, de uma miga, como Camila chama suas seguidoras e alunas. Repleto de “tapas na cara” e máxima personalidade, é o guia ideal para quem quer fazer acontecer.
Entretanto, se você, assim como eu, já deu os seus primeiros passos na construção da sua marca, também terá muito o que absorver. Isso porque, tantos anos de empresa, agregaram à Camila um rico conhecimento, e se você for sagaz, poderá gerar grandes insights durante a leitura.
Por agora, espero que este conteúdo possa te inspirar assim como o livro me inspirou.
Como criar o seu negócio do zero, de acordo com Camila Vidal

Hoje em dia, sobretudo, com a difusão das redes sociais, são criados diariamente números negócios. Isso faz com que, até certo ponto, pareça fácil se lançar no mundo do empreendedorismo. Porém, será que é mesmo assim?
Pois bem, segundo o Ministério da Economia, em 2021, foram abertas no Brasil 4.206 milhões de empresas. Entretanto, no mesmo período, foram fechadas 1.401 milhão de empresas. Isso parece te dizer algo?
Sim, abrir um negócio nos dias atuais pode até ser mais simples do que era anos atrás, mas ser sustentável a longo prazo já é outra história. Para isso, é preciso mais do que bons produtos ou serviços. Isso é o básico e não destaca ninguém no mercado.
De acordo com Camila, existem pilares essenciais que podem acelerar totalmente os seus resultados. A seguir, veja quais são as principais reflexões do livro:
· Não espere encontrar um propósito para começar o seu negócio. “Pensar grande quando se trata da sua empresa não significa ter, desde o início, todas as respostas e toda a estrutura necessária para que ela seja grande.”
· Acredite, todo mundo erra. O importante é buscar fazer o seu melhor, e jamais olhar demais para a grama do vizinho. Afinal, “você nunca será feliz tentando fazer o que dá certo para os outros, porque aquilo é o propósito do outro, não o seu.”
· Comunidades são essenciais e vale a pena estar atento a isso ao buscar saber como criar o seu negócio. “Não é só sobre falar de assuntos em comum. É sobre entender o comportamento das pessoas para adiantar suas necessidades.”
· Você precisa caminhar para descobrir o que realmente deseja. Como eu sempre digo, nada cai do céu, Brasil!
· A identificação pode ser um elemento decisivo para a compra. “Você pode ter encontrado a solução mais incrível para os problemas do seu público-alvo, mas se ele não conhece você e sua história, e se não entende por que o produto que você oferece vai revolucionar a vida dele, ninguém vai investir dinheiro nessa compra.”
· Você precisa despertar a empresária que há em você. Isso porque, existem diferenças entre uma empreendedora e uma empresária. Enquanto a primeira faz de tudo e muitas vezes produz em massa, a segunda, pode até fazer menos, mas é altamente estratégica.
· Nenhum negócio nasce forte e, somente com o tempo, as ações em prol dele se tornam realmente fortes.
Você precisa estar pronta para dominar o mundo!

Se há algo que a Moving Girls defende, é que nós, empreendedoras, pensemos grande. Não podemos nos limitar pelos desejos alheios e crenças limitantes que colecionamos ao longo da vida. Essas são coisas que podem afetar profundamente os nossos objetivos.
Por isso, busque desenvolver clareza na sua jornada e estruture os seus processos de forma mais profissional possível. Seja responsável, tenha disciplina e estabeleça metas específicas.
Pode demorar, mas não se abale, pois, os resultados aparecem pra quem não desiste.
Conselhos valiosos para o sucesso do seu negócio!

Agora, antes de encerrar este conteúdo, quero compartilhar com você três conselhos valiosos para você que criou ou já entendeu como criar o seu negócio. Acredite, eles realmente fazem toda a diferença!
1. Tenha o planejamento como o seu maior aliado
O planejamento é a base da nossa execução, portanto, se você deseja tirar projetos do papel, criar conteúdos de qualidade e obter realizações pessoais e profissionais, não ignore esse ponto. Aliás, não perca tempo e já se inscreva na minha consultoria de planejamento pessoal pra finalmente se tornar protagonista da sua história!
2. Cuide da sua rotina
Pouco adianta se matar de trabalhar e não prezar por uma rotina inteligente, que inclua hábitos saudáveis e rituais de autocuidado. Lembre-se que você precisa estar bem para cuidar do seu negócio, okay?
3. Desenvolva disciplina
Por fim, Brasil, te aconselho a desenvolver disciplina, afinal, não dá pra contar com motivação, não é mesmo? Foque então em ser dia após dia mais focada nos seus objetivos e não desista até conquistar absolutamente tudo!
E aí, me conta, você já tem um negócio ou está pensando em criar?

Comments