5 livros que você deve ler ainda nesta vida
- Bárbara Amorim
- 4 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Provavelmente você já viu algum conteúdo com ideia semelhante, do tipo “coisas para fazer antes dos 30”. Eu adoro, assim como adoro listas! Hoje então, quero compartilhar 5 livros que você deve ler ainda nesta vida! Garanto que você não vai se decepcionar!
São todos livros que vão te agregar algo, assim como me agregaram. Indico, inclusive, que você leia fazendo anotações e destacando as partes mais relevantes. Se algum trecho te gerou algum insight, não deixe pra memória lembrar um dia, anote!
Deste modo, suas leituras serão ainda mais valorosas, e se um dia você quiser rever as ideias principais ou o que mais te chamou atenção, basta recorrer às suas anotações. Agora, sem mais delongas, vamos ao conteúdo do dia?
Confira a lista dos 5 livros que você deve ler ainda nesta vida!
A única coisa

Um livro transformador para quem almeja resultados grandiosos que podem surgir através do foco em uma única coisa. A ideia é bem simples, mas poderosa: será que hoje você está focada na coisa mais relevante que vai te gerar resultados? O seu foco está alinhado a um objetivo maior? Ou você vive de forma aleatória, apenas seguindo o fluxo sem estratégia?
Para clarear ainda mais o seu caminho, o livro sugere que você parta sempre da seguinte pergunta: “qual é a única coisa que pode fazer, de modo que ao fazê-la, todas as outras se tornam mais fáceis ou desnecessárias?” Após obter a resposta, foque somente nisso, pois não há nada que mereça mais a sua dedicação. É simplesmente sobre saber priorizar o que precisa ser priorizado.
A coragem de ser imperfeito

Leitura que vai te ajudar a "aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é". Certamente, um dos meus livros favoritos por ter me mostrado de vez a beleza que é abraçar a minha autenticidade. Posso ser eu mesma no mundo, e é isso que me torna única.
Vale também citar o quão agradável é a escrita da Brené Brown, composta de humor, verdade e coragem. E ah, se você quiser, busque depois na Netflix o título The call to courage, palestra da autora disponível no streaming.
O método bullet journal

Perfeito para quem deseja uma vida mais organizada, com tempo para o que importa e intencionalidade nas ações. Leitura muito necessária, e a base dela é te ensinar a registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro.
Com certeza é um dos livros que você deve ler ainda nesta vida, sobretudo, se almeja viver como protagonista da sua história e atingir seus maiores objetivos. Sejam eles no campo pessoal ou profissional, você terá grandes aprendizados e acesso a muita prática.
Este definitivamente não é apenas um livro teórico que, após lido, será esquecido. O método bullet journal é extremamente prático, rico em diferentes sentidos.
Sociedade do cansaço

Repleto de reflexões, o livro fala sobre o esgotamento causado na era da positividade e produtividade excessiva. Já se prepare para muitas anotações despertadas pelo filósofo coreano Byung-Chul Han.
Com um olhar atento para a modernidade, o autor foca em questões muito pertinentes, como no que se refere, a sermos, não mais uma sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Como ele aponta, “seus habitantes não se chamam mais “sujeitos de obediência, mas sujeitos de desempenho e produção.”
Interessada que sou no tema produtividade, acho fundamental esse tipo de leitura crítica, que nos faz parar e questionar as lógicas dominantes. Ao fazermos isso, menores são as probabilidades de sermos dominadas.
Essencialismo

Para concluir a lista de livros que você deve ler ainda nesta vida, temos, “Essencialismo”, do Greg McKeown. Essa leitura vai te mostrar o valor de buscar apenas o essencial. Você entenderá a importância do seu tempo e como dedicar a sua energia ao que importa.
É uma leitura muito útil para quem deseja aprimorar o seu autoconhecimento, afinal, a proposta é entender o que é mais importante para você, visando eliminar distrações. É também para quem se vê sempre ocupado e sobrecarregado, e necessita de uma boa gestão de tempo e energia.
Como o autor nos lembra, “o essencialista não faz mais coisas em menos tempo — ele faz apenas as coisas certas”.
Para mais conteúdos como este, continue acompanhando a Bárbara do papel, aqui, no Instagram e também no Pinterest.

Comments